Papelão, resina e policarbonato são os principais materiais utilizados no protótipo |
Com 1,8 metro de comprimento e autonomia de 100 km, projeto pode começar a ser produzido até o final do ano
Uma das principais tendências do mercado automobilístico atual é o
uso de tecnologias híbridas ou até totalmente elétricas para substituir
os motores a combustão. E foi justamente com isso em mente que o
arquiteto Jaime Lerner desenvolveu o projeto de microcarro elétrico 100%
brasileiro. O Dock Dock, como foi apelidado, está em desenvolvimento há mais de quatro anos e já teve cinco protótipos testados.
Apesar
de pensar no baixo impacto ao meio-ambiente, o carro elétrico foi
inicialmente idealizado para dois ocupantes, mas terminou por se tornar
um transporte individual. Pode parecer incoerente – já que mais unidades
teriam de ser utilizadas para transportar todos os interessados –,
mas os responsáveis pelo projeto acreditam que o tamanho reduzido
garante a eficiência na mobilidade urbana.
Lerner levou em
consideração o fato de que cerca de 84% dos deslocamentos da cidade de
São Paulo acontecer nas ruas (e não por vias como o metrô) para projetar
um sistema que funcione de maneira complementar ao transporte público,
que deve ser cada vez mais eficiente. Para o arquiteto, “a superfície
precisa ser melhorada, até para funcionar melhor o metrô” e ela deve
combinar todas as formas de transporte. É aí que entra o Dock Dock.
Autonomia é de 100 km com 6 horas de carga
Compacto e sustentável
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Inspirado
no sistema de aluguel de bicicletas aplicado em Paris, o veículo foi
projetado para ser uma “bicicleta de quatro rodas com roupa”, como
descreve o designer responsável pelo projeto, Emílio Mendonça. O projeto
atual mede apenas 0,8 metro de largura, 1,7 metro de altura e 1,8 metro
de comprimento. Com essas medidas, é menor inclusive do que o Smart (1,5 m X 1,5 m X 2,6m), o menor automóvel produzido em larga escala atualmente.
A preocupação
ecológica não fica restrita à motorização não-poluente, já que a
estrutura desenvolvida em papelão e resina dão o toque final à
sustentabilidade desse projeto. Para conseguir levar cargas de até 200
kg, foi utilizada uma estrutura conhecida como honeycomb, que é
inspirada nas colméias de abelhas, com formato alveolar, o que garante
maior resistência e pouco peso.
São poucas as peças não recicladas ou recicláveis do Dock Dock,
como o chassi e o motor. Ainda assim, elas podem ser reutilizadas uma
vez que sejam descartadas do veículo. Outra parte do projeto que pode
ser reciclada é a capota - feita de policarbonato para oferecer a
resistência necessária para não quebrar facilmente e ainda possibilitar
iluminação natural dentro da cabine.
Desempenho
Por
se tratar de um veículo elétrico e urbano, sua velocidade máxima não
passa dos 25 km/h e a autonomia é de 100 km com uma carga completa de
bateria. Por conta da velocidade que desenvolve e pela falta de
segurança frente a veículos maiores, o Dock Dock ficaria restrito a faixas específicas, como as ciclofaixas, como exige o Detran.
Para
movê-lo, são utilizadas quatro baterias de 12 volts cada, gerando um
total de 48 volts e 2200 watts de potência com corrente contínua. Os
idealizadores prevêem que o período noturno seja utilizado para
recarregar as baterias, processo que leva cerca de 6 horas nas docas
especificamente projetadas para receber o Dock Dock.
Lerner
e Mendonça esperam concluir a fase de testes do protótipo dentro de
três meses e conseguir uma empresa para fabricá-lo em larga escala até o
final do ano. A partir daí, serão necessárias negociações com os
governos que tenham interesse em rever a estrutura do transporte público
de suas cidades ou estados. O preço inicial de cada unidade gira em
torno de US$ 5 mil (cerda de R$ 9 mil), mas esse valor deve diminuir com
o início da produção.
Os idealizadores acreditam que os
primeiros testes práticos possam ser realizados nas cidades-sede da Copa
do Mundo de 2014 ou na Vila Olímpica das Olimpíadas do Rio de Janeiro,
em 2016. Aliviar a mobilidade nas regiões centrais de cidades com mais
de 500 mil habitantes é o objetivo principal do Dock Dock.
por Guilherme Blanco Muniz (Auto Esporte)
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