C3, Fox e 207 se destacam; Ford Ka decepciona em teste
O sistema de retenção dos cintos de segurança dianteiro e traseiro de 20
veículos da categoria hatch compacto foi testado pela associação
independente de defesa do consumidor, PROTESTE.
Em relação ao cinto de segurança frontal, os modelos que se saíram melhor no teste foram o Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique, o VW Fox 1.6 Total Flex Prime i-Motion e o Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. Todos contam com airbag frontal de série, item que potencializa a eficiência dos dispositivos de retenção dos cintos, limitadores de carga (previne lesão do uso em condições severas) e pré-tencionadores (reduz a folga do cinto durante o impacto).
O destaque negativo da avaliação dos cintos dianteiros nos modelos fica com o Renault Clio, Chevrolet Celta e o Ford Ka Sport que, além de não terem limitador de carga e pré-tensionador, não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos.
Já no que diz respeito aos cintos traseiros, destaque para o Chevrolet Corsa 1.4 Flexpower Maxx, o único que vem com cinto de três pontos para o passageiro intermediário. Os outros carros oferecem cinto de dois pontos (abdominal).
Além disso, nenhum veículo conta com airbag traseiro e três modelos (Ford Ka 1.0 Rocam, Ford Fiesta 1.0 Rocam e Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex) não possuem retrator – dispositivo que regula automaticamente a tira ao corpo do passageiro e bloqueia o cinto em caso de freadas abruptas ou colisões.
Por fim, o pior conjunto de cintos de segurança ficou com o Ford Ka 1.0 Rocam, já que faltam pré-tensionador, airbag e limitador de carga, além de ter tamanho curto, ser incompatível com cadeirinha, possuir sistema de travamento manual e o contar com cinto intermediário de dois pontos.
Em relação ao cinto de segurança frontal, os modelos que se saíram melhor no teste foram o Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique, o VW Fox 1.6 Total Flex Prime i-Motion e o Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. Todos contam com airbag frontal de série, item que potencializa a eficiência dos dispositivos de retenção dos cintos, limitadores de carga (previne lesão do uso em condições severas) e pré-tencionadores (reduz a folga do cinto durante o impacto).
O destaque negativo da avaliação dos cintos dianteiros nos modelos fica com o Renault Clio, Chevrolet Celta e o Ford Ka Sport que, além de não terem limitador de carga e pré-tensionador, não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos.
Já no que diz respeito aos cintos traseiros, destaque para o Chevrolet Corsa 1.4 Flexpower Maxx, o único que vem com cinto de três pontos para o passageiro intermediário. Os outros carros oferecem cinto de dois pontos (abdominal).
Além disso, nenhum veículo conta com airbag traseiro e três modelos (Ford Ka 1.0 Rocam, Ford Fiesta 1.0 Rocam e Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex) não possuem retrator – dispositivo que regula automaticamente a tira ao corpo do passageiro e bloqueia o cinto em caso de freadas abruptas ou colisões.
Por fim, o pior conjunto de cintos de segurança ficou com o Ford Ka 1.0 Rocam, já que faltam pré-tensionador, airbag e limitador de carga, além de ter tamanho curto, ser incompatível com cadeirinha, possuir sistema de travamento manual e o contar com cinto intermediário de dois pontos.
por Bruno Roberti (Quatro Rodas)
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