domingo, 18 de março de 2012

Técnico explica os benefícios da troca preventiva do filtro de combustível

Foto: Marcos Camargo

A manutenção preventiva do filtro de combustível, fazendo sua troca regular, evita danos à injeção eletrônica, além de auxiliar na redução do gasto de combustível e evitar em outros componentes do motor, o que sairia ao consumidor bem mais caro do que uma simples troca do filtro. Quem explica é o supervisor de serviços da fabricante de filtros Wix, Jair Silva.

Seja no sistema alimentado por gasolina, álcool ou diesel, o filtro de combustível tem como função reter as partículas de sujeira, tais como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores ou obstrução de orifícios calibrados do carburador.

“Eles protegem os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis do sistema de alimentação do combustível”, comenta Jair, que ressalta a importância de ser respeitado o período da troca do filtro determinado pelo fabricante. “A ineficiência da filtragem pode ocasionar falhas no motor e queima precoce da bomba de combustível, além de desgaste prematuro de outros componentes”, adverte o técnico.
Vale ainda lembrar que os filtros para veículos movidos a gasolina ou álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e para motores com injeção eletrônica, e são construídos de carcaça de nylon ou alumínio. Já os destinados a motores diesel são feitos com material especial que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças de injeção do diesel, sendo que alguns contam com sistema de dreno para separar eventual presença de agua no sistema, e podem ser de lã, de cartucho e do tipo blindado.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário