A manutenção preventiva do filtro de combustível, fazendo sua troca
regular, evita danos à injeção eletrônica, além de auxiliar na redução
do gasto de combustível e evitar em outros componentes do motor, o que
sairia ao consumidor bem mais caro do que uma simples troca do filtro.
Quem explica é o supervisor de serviços da fabricante de filtros Wix,
Jair Silva.
Seja no sistema alimentado por gasolina, álcool ou diesel, o filtro
de combustível tem como função reter as partículas de sujeira, tais como
pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores
ou obstrução de orifícios calibrados do carburador.
“Eles protegem os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis do
sistema de alimentação do combustível”, comenta Jair, que ressalta a
importância de ser respeitado o período da troca do filtro determinado
pelo fabricante. “A ineficiência da filtragem pode ocasionar falhas no
motor e queima precoce da bomba de combustível, além de desgaste
prematuro de outros componentes”, adverte o técnico.
Vale ainda lembrar que os filtros para veículos movidos a gasolina
ou álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e para
motores com injeção eletrônica, e são construídos de carcaça de nylon ou
alumínio. Já os destinados a motores diesel são feitos com material
especial que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças
de injeção do diesel, sendo que alguns contam com sistema de dreno para
separar eventual presença de agua no sistema, e podem ser de lã, de
cartucho e do tipo blindado.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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