quinta-feira, 22 de março de 2012

Ford vai diminuir 30% da água usada na fabricação de veículos no mundo


Para celebrar o Dia Mundial da Água (22/03), a Ford anunciou que o Brasil está dentro da meta global da montadora para 2015, que prevê a redução de 30% do uso de água na produção de veículos, com base no volume gasto em 2009.  O programa inclui diversas ações para amplificar os resultados, como campanhas educativas para os empregados.

Entre 2000 e 2010, a montadora diminuiu o seu consumo de água em 62%, o equivalente a mais de 39 bilhões de litros. Em 2000, a Ford usava em média 9,5 metros cúbicos para produzir um veículo. Com as novas metas de redução, esse volume deve cair para menos de 4 metros cúbicos em 2015. 

No Brasil, a empresa incentiva a lavagem a seco dos carros da frota na fábrica de São Bernardo do Campo, o que reduziu em 90% o uso de água. O processo utiliza um produto ecologicamente correto que contém cera e envolve a sujeira, aplicado com panos especiais que depois são reciclados.

"A economia de água é uma prioridade dentro do nosso gerenciamento ambiental e as metas agressivas de redução servem para manter nosso foco na conservação desse recurso essencial", diz Edmir Mesz, supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.

Para diminuir o consumo de água, a fábrica de motores da Ford em Taubaté, por exemplo, já utiliza em etapas da produção a usinagem a seco, tecnologia que lubrifica as ferramentas de corte com uma quantidade mínima de fluido refrigerante e água. Esse processo economiza centenas de litros de água e óleo por ano, eliminando ao mesmo tempo a necessidade de tratamento e descarte desses fluidos.

A fábrica da Ford em Taubaté mantém também um lago abastecido por efluentes sanitários tratados e coleta de água da chuva, usado como habitat para peixes e aves selvagens, certificado pelo World Wildlife Fund. A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, possui sistema ecológico de tratamento de efluentes sanitários, conhecido como wetlands, utiliza plantas aquáticas e a ação de bactérias para o tratamento da água reutilizada na irrigação dos jardins. 

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário