A Dayco está lançando no mercado de reposição nacional sua linha de
velas de ignição. De acordo a fabricante, a linha cobre praticamente
100% da frota de automóveis e comerciais leves, nacionais e importados
em circulação no mercado brasileiro.
O diretor comercial e de aftermarket para a América do Sul da Dayco,
Sílvio Alencar, conta que as velas da marca foram desenvolvidas mediante
os mais rigorosos padrões de exigência do mercado mundial. “Foram
necessários seis meses de validação técnica pela equipe de engenharia e
Pesquisa e Desenvolvimento da Dayco no Brasil. Em 60 dias, as novas
velas Dayco estarão disponíveis nas lojas e distribuidores em todo o
território nacional”, garante.
Segundo a fabricante, a linha de velas de ignição Dayco inclui o
modelo convencional, resistiva e Green Plug, sendo que todas têm como
diferencial o eletrodo central com 95% a mais de níquel do que os
modelos disponíveis no mercado. Isso faz com que sejam mais resistentes à
temperaturas elevadas e mais duráveis. A Dayco também ressalta que a
cerâmica empregada é a isostática, material que proporciona produção
constante e homogênea de faíscas com a diminuição da descarga elétrica e
manutenção da tensão constante.
Entre os modelos de velas, a Dayco explica que a vela resistiva
possui um resistor interno entre 1 e 7,5 k (dependendo da aplicação)
que tem por função reduzir os ruídos e interferências eletromagnéticas
provocadas pelo sistema de ignição (RFI). Esse tipo de vela é indicado
para veículos que possuem diversos sistemas eletrônicos, como injeção
eletrônica de combustível, câmbio automático com gerenciamento
eletrônico, controle eletrônico de tração/estabilidade e airbag, entre
outros.
Já o tipo Green Plug, diferentemente da vela convencional, na qual a
faísca ocorre no centro dos eletrodos, tem a faísca produzida na lateral
dos eletrodos, o que diminui a perda de energia, torna a faísca mais
forte e otimiza a queima da mistura ar/combustível. A maior eficiência
do motor proporcionada por essa vela reduz a emissão de gases poluentes,
permite partidas mais rápidas e diminui a possibilidade de carbonização
e superaquecimento.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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