terça-feira, 30 de abril de 2013

Intel cria farol que faz chuva ''desaparecer''


Tecnologia pode equipar carros de rua em uma década

A Intel, famosa por fabricar os processadores da maioria dos computadores vendidos no mundo, pode lançar uma tecnologia para facilitar a vida dos motoristas nos próximos anos.

A empresa está desenvolvendo um novo tipo de farol que praticamente elimina as gotas d’água de uma chuva da linha de visão do condutor. O projeto está sendo realizado em conjunto com a Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh (na Pensilvânia), e substitui os faróis convencionais por uma câmera e um projetor.

Ao detectar chuva, a câmera envia um sinal a um processador, fazendo com que o projetor bloqueie a emissão de luz no lugar onde as gotas estariam caindo na estrada. Assim, o motorista consegue visualizar o caminho com maior nitidez, sem ser atrapalhado pelos reflexos causados pelas gotas d’água.

Segundo a Intel, todo este processo é realizado em meros 13 milissegundos. Na prática, isso significaria que seria até possível visualizar as gotas na parte inferior do farol, mas não no centro do foco de luz, justamente o ponto onde há mais iluminação. A fabricante de processadores afirma que esta tecnologia pode virar realidade em dez anos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário