terça-feira, 23 de abril de 2013

GMA divulga números do setor de reparação de veículos em 2012


De acordo com números divulgados pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), em 2012, o setor de reposição automotiva independente movimentou R$ 75 bilhões, aumento de 2,8% no faturamento de toda a cadeia produtiva (fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e oficinas) com relação ao ano anterior. A entidade ressalta que o resultado ficou abaixo da evolução de crescimento dos anos anteriores.

Segundo Antonio Fiola, novo porta-voz do GMA e também presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, houve uma queda no movimento nas oficinas em 2012. “Tivemos um ritmo menor que os anos anteriores, reflexo do cenário econômico que ficou bem abaixo das expectativas. Mesmo assim, o setor ainda conseguiu reagir”, afirma Fiola.

Para o ano de 2013, a expectativa do GMA baseada nas vendas de veículos novos nos últimos anos é que mais de 6,6 milhões devem começar a frequentar as 90 mil oficinas brasileiras para fazer manutenção. “Quando o período de garantia da montadora termina, a revisão dos veículos passa a ser realizada pelas oficinas. Então, sempre há novos entrantes no mercado. A diferença é que hoje temos muita variedade de marcas e modelos de carros, sem falar dos importados que também vêm crescendo”, explica o porta-voz do GMA. Dados da consultoria alemã Roland Berger revelam ainda que a idade média da frota de veículos, que hoje é de 8,9 anos, deve chegar a 7,9 anos em 2016.

Ainda segundo a entidade, a nova composição da frota variada e mais renovada exige mão de obra capacitada, pois a forma de reparação está cada vez mais técnica. Já o varejo teve que aumentar o portfólio de produtos para atender a demanda da frota diversificada. “São muitas marcas, modelos e versões e a venda no balcão tornou-se também mais técnica. O varejo precisou investir em sistemas de gestão de estoque e treinamento dos profissionais que precisam conhecer as características dos produtos”, afirma o presidente do Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre.

O Grupo de manutenção Automotiva é formado por entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário