sábado, 27 de abril de 2013

SKF desenvolve primeiros rolamentos no Brasil


A SKF do Brasil anunciou que sua equipe de engenharia acaba de desenvolver dois rolamentos de roda de segunda geração para abastecer a linha de produção de duas fabricantes de veículos instaladas no País. Segundo a empresa, o projeto é inédito na subsidiária brasileira e as primeiras peças serão produzidas no final do primeiro semestre de 2013. O projeto levou dois anos para ser concluído.

A fabricante destaca que as peças devem ajudar as montadoras a se adequarem às exigências do Inovar-Auto, regime automotivo criado pelo Governo Federal com o intuito de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional automotiva por meio de pesquisa e inovação local. Também segundo a SKF, os novos rolamentos, quando comparados às soluções utilizadas atualmente no Brasil, são mais leves, resistentes, geram menos atrito e possuem vida útil mais longa, além de já estarem adaptados à exigência da obrigatoriedade do ABS a partir de 2014.

“Conseguimos aumentar em 30% a vida útil desse conjunto. Outro ganho foi com o peso, reduzido em cerca de 9%. A utilização de simulações numéricas foi fundamental para  alcançar essas melhorias, impactando positivamente na redução do consumo de combustível e emissão de CO2 dos veículos.”, explica o gerente de engenharia de aplicação da SKF do Brasil, Fabrício Teixeira.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário