quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Brasil e México mantêm acordo automotivo

Ministros brasileiros já haviam se encontrado ontem para retomar rodada de reuniões

Demandas brasileiras foram acatadas, mas decisão final deve sair “em breve”

Representantes do Brasil e do México decidiram, em reunião nesta quarta-feira, que o acordo automotivo firmado há dez anos será mantido e revisado. Os ministros de ambos os países concordaram que o livre comércio de carros e peças automotivas para o Brasil será mantido com algumas restrições e novos produtos brasileiros devem ser incluídos no acordo.

Uma das demandas do governo brasileiro era a adoção de um sistema de cotas de importação de veículos vindos do México, ou seja, um país só poderia exportar veículos de acordo com a quantidade de unidades importadas pelo parceiro. Outra exigência era a inclusão de caminhões, ônibus e utilitários no acordo. 

Segundo o jornal Valor Econômico, os representantes mexicanos teriam aceitado essas propostas, contanto que o sistema de cotas proposto fosse melhor explicado. A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que mais reuniões estão marcadas para que os detalhes sejam definidos “em breve”.

O governo brasileiro sinalizou a necessidade de mudanças dos termos já que, pela primeira vez em dez anos, o saldo comercial foi negativo para o nosso país. Os negócios entre Brasil e México movimentam mais de R$ 14 bilhões atualmente, sendo que cerca de 40% desse valor é referente ao mercado automotivo. 

Há algumas semanas, surgiram rumores de que o governo brasileiro romperia o acordo unilateralmente, caso a balança comercial continuasse desfavorável para o nosso país. 

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário