segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O brilho do carro antigo

Faça seu clássico brilhar usando produtos específicos para cuidar da lataria antiga


O que mais chama a atenção em um carro antigo, além do seu estilo, é o brilho da carroceria. Para atingir um resultado satisfatório, é preciso combinar alguns fatores como o bom estado da pintura e do verniz, bem como o próprio cuidado com a superfície. Para deixar o seu carro antigo brilhando como um novo, o portal Auto+ traz algumas dicas valiosas como o seu carro antigo guardado na garagem.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que diferente de um carro moderno, a pintura dos carros antigos já tem anos de aplicação, o que demanda um cuidado especial para que o brilho apareça. - Outra questão é que o carro antigo é mais suscetível à corrosão, e por isso vale a pena mantê-lo encerado sempre, para evitar que a água se acumule na carroceria e consequentemente o faça enferrujar.

- Em primeiro lugar é preciso lavar e secar bem seu carro antigo. Deixar água parada junto às calhas, frisos e emblemas pode levar a corrosão a longo prazo. Antes do enceramento, portanto, lave bem seu carro com água corrente e sabão neutro;

- Lavagem a seco é especialmente recomendada para os clássicos, pois o produto cumpre a função da limpeza e diminui a chance da corrosão;

- No caso de pinturas mais opacas, vale a pena usar produtos mais abrasivos (fortes, a base de petróleo) que retiram a camada de sujeira que impede o brilho da pintura;

- Em pinturas mais deterioradas vale a pena investir em um bom polimento, que usa produtos fortes para remover esta camada de sujeira. Mas depois disso é preciso proteger e finalmente lustrar a superfície. Fuja de aplicações e polimentos feitos em uma só etapa;

- Tenha cuidado com frisos e emblemas metálicos ou borrachas. Use uma fita crepe para isolar estas partes delicadas e evitar contato da cera;

- Para remover manchas menores ou no caso de pintura mais bem cuidada, use ceras a base de água – que são menos abrasivas e não retiram parte da camada de brilho (verniz). Geralmente são mais fáceis de aplicar e o resultado é muito melhor;

- A aplicação deve ser feita com a carroceria limpa e fria, sempre à sombra, em movimentos circulares – peça por peça. Use estopa de algodão ou aplicador de espuma;

- Para lustrar é preciso esperar até a secagem da cera. Dê preferência aos panos de microfibra, que são vendidos em lojas de auto-peças, auto-centers e até supermercados. São fáceis de limpar e muito eficientes no brilho;

- Cera líquida é uma boa e prática solução, porém sua fórmula geralmente contém dispersantes que fazem sua duração ser menor. Caso utilize, lembre-se que será preciso reaplicar constantemente;

- Ceras em spray e produtos do tipo “detailer” (abrilhantadores óticos) são ótimos para manter a pintura sempre brilhante. Mas só funcionam no caso de carros bem encerados. Sua atuação evita que a água e a poeira “grudem” à lataria do carro e aumentam a duração do brilho;

- Para os cromados não use produtos abrasivos a base de petróleo (são os que tem cheiro bem forte). Aposte nas pastas de limpeza que dão resultados melhores e protegem o cromo e partes metálicas;

- Não use produtos como limpa-baú, desengraxante, querosene, óleo diesel ou outro tipo de removedor de sujeira sobre o seu carro antigo. São produtos fortíssimos que atacam a camada de verniz e prejudicam seu brilho a médio prazo.

por Marcos Camargo (Auto+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário