Faça seu clássico brilhar usando produtos específicos para cuidar da lataria antiga
O que mais chama a atenção em um carro
antigo, além do seu estilo, é o brilho da carroceria. Para atingir um
resultado satisfatório, é preciso combinar alguns fatores como o bom
estado da pintura e do verniz, bem como o próprio cuidado com a
superfície. Para deixar o seu carro antigo brilhando como um novo, o
portal Auto+ traz algumas dicas valiosas como o seu carro antigo
guardado na garagem.
Antes de mais nada, é preciso lembrar
que diferente de um carro moderno, a pintura dos carros antigos já tem
anos de aplicação, o que demanda um cuidado especial para que o brilho
apareça. - Outra questão é que o carro antigo é mais suscetível à
corrosão, e por isso vale a pena mantê-lo encerado sempre, para evitar
que a água se acumule na carroceria e consequentemente o faça
enferrujar.
- Em primeiro lugar é preciso lavar e
secar bem seu carro antigo. Deixar água parada junto às calhas, frisos e
emblemas pode levar a corrosão a longo prazo. Antes do enceramento,
portanto, lave bem seu carro com água corrente e sabão neutro;
- Lavagem a seco é especialmente
recomendada para os clássicos, pois o produto cumpre a função da limpeza
e diminui a chance da corrosão;
- No caso de pinturas mais opacas, vale a
pena usar produtos mais abrasivos (fortes, a base de petróleo) que
retiram a camada de sujeira que impede o brilho da pintura;
- Em pinturas mais deterioradas vale a
pena investir em um bom polimento, que usa produtos fortes para remover
esta camada de sujeira. Mas depois disso é preciso proteger e finalmente
lustrar a superfície. Fuja de aplicações e polimentos feitos em uma só
etapa;
- Tenha cuidado com frisos e emblemas
metálicos ou borrachas. Use uma fita crepe para isolar estas partes
delicadas e evitar contato da cera;
- Para remover manchas menores ou no
caso de pintura mais bem cuidada, use ceras a base de água – que são
menos abrasivas e não retiram parte da camada de brilho (verniz).
Geralmente são mais fáceis de aplicar e o resultado é muito melhor;
- A aplicação deve ser feita com a
carroceria limpa e fria, sempre à sombra, em movimentos circulares –
peça por peça. Use estopa de algodão ou aplicador de espuma;
- Para lustrar é preciso esperar até a
secagem da cera. Dê preferência aos panos de microfibra, que são
vendidos em lojas de auto-peças, auto-centers e até supermercados. São
fáceis de limpar e muito eficientes no brilho;
- Cera líquida é uma boa e prática
solução, porém sua fórmula geralmente contém dispersantes que fazem sua
duração ser menor. Caso utilize, lembre-se que será preciso reaplicar
constantemente;
- Ceras em spray e produtos do tipo
“detailer” (abrilhantadores óticos) são ótimos para manter a pintura
sempre brilhante. Mas só funcionam no caso de carros bem encerados. Sua
atuação evita que a água e a poeira “grudem” à lataria do carro e
aumentam a duração do brilho;
- Para os cromados não use produtos
abrasivos a base de petróleo (são os que tem cheiro bem forte). Aposte
nas pastas de limpeza que dão resultados melhores e protegem o cromo e
partes metálicas;
- Não use produtos como limpa-baú,
desengraxante, querosene, óleo diesel ou outro tipo de removedor de
sujeira sobre o seu carro antigo. São produtos fortíssimos que atacam a
camada de verniz e prejudicam seu brilho a médio prazo.
por Marcos Camargo (Auto+)
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