segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

IQA oferece manuais para tratamento superficial de autopeças


O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) está distribuindo dois manuais em português para gestão da qualidade de tratamento superficial de autopeças. São eles o CQI-11 e o CQI-12, desenvolvidos pela AIAG (Automotive Industry Action Group) e traduzidos para o português, e que sugerem métodos para avaliação de sistemas de tratamento superficial específicos para o setor automotivo, seja indústria ou oficinas de reparo.

De acordo com a entidade, o CQI-11 é específico para a metodologia de deposição, que utiliza banhos polarizados eletricamente para cobrir a superfície a ser tratada ou pintada e que, por exigir alto nível de complexidade, é mais frequente em indústrias. 

Já o CQI-12 avalia sistemas de tratamento superficial de diferentes processos (revestimento em pó, eletrostático, spray, imersão/agitação e autoforética), do pré-tratamento à cura, assim como os equipamentos, sendo indicado tanto para indústria quanto para oficinas de reparo automotivo.

O gerente de Novos Negócios do IQA, Alexandre Xavier, afirma que os manuais auxiliam os profissionais na gestão e controle de qualidade nos processos de tratamento de superfície e revestimento, apresentando de forma simples e didática o passo-a-passo dos diversos itens, através de checklists a serem verificados em cada fase do processo. Os manuais são oferecidos ao preço unitário de R$ 53,90 e de R$ 99 na compra de ambos. O material pode ser adquirido pelo site www.iqa.org.br e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail manuais@iqa.org.br ou pelo telefone (11) 5533-4545.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário