sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hyundai confirma trio nacional; BNDES vai pagar fábrica

Fábrica da Hyundai, em obras há um ano, mudou o panorama na cidade de Piracicaba, em São Paulo

Banco aprovou R$ 307 milhões para construção da unidade em Piracicaba (SP) 
 
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou na quinta-feira (16/02) a aprovação de financiamento de R$ 307 milhões para a Hyundai Motor do Brasil. O capital será usado na construção da primeira fábrica da montadora sul-coreana no país, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. A previsão inicial é que sejam produzidos 150 mil carros por ano na unidade, entre eles o hatch compacto HB.

De acordo com o BNDES, obras civis, instalação e testes de equipamentos ficam prontos até o meio do ano. Em contato com a Autoesporte, a Hyundai confirmou o início da produção para novembro. A unidade vai montar três veículos compactos sobre a mesma plataforma: o hatch HB, um sedã e um utilitário esportivo do porte de Ford EcoSport e Renault Duster. O hatch será o primeiro a entrar em linha, e a mecânica terá motores 1.0 e 1.6 flex, com câmbios manual e automático – hatch e sedã usarão os dois blocos, enquanto o crossover deve ser equipado apenas com o motor 1.6 litro.

A Hyundai Motor do Brasil também confirmou à redação de Autoesporte que os lançamentos devem ter intervalos de aproximadamente seis meses, com o sedã chegando às revendas brasileiras em meados de 2013, e o utilitário no fim do ano ou, no máximo, no início de 2014. Outra confirmação é de que os três modelos terão os 65% de índice de nacionalização exigidos pelo governo brasileiro com a nova regra do IPI.

A produção da fábrica de Piracicaba também será 100% destinada ao mercado nacional nos primeiros anos – não haverá exportação dos modelos, mesmo dentro do Mercosul. E segundo a Hyundai brasileira, todas as revendas no país vão comercializar os veículos da marca, independente de serem nacionais, montados em CKD ou importados. Hoje, a maioria da rede pertence à Hyundai-Caoa, representante oficial da montadora sul-coreana no país.

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário