De acordo com José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem (Conselho
Nacional de Retíficas de Motores), a manutenção preventiva e cuidados
simples com o veículo podem, além de aumentar a durabilidade do motor,
trazer economia ao consumidor se houver necessidade de uma retífica.
“Quando o motorista faz a manutenção adequadamente, seleciona o
combustível e utiliza bom lubrificante e filtros, acaba gerando maior
durabilidade ao motor do veículo”, afirma Laguna.
Laguna ainda ressalta que o custo é variável, mas que retificar o
motor é mais econômico do que comprar um remanufaturado ou novo, porque
em certas ocasiões é possível aproveitar componentes de maior valor do
motor, como comando de válvulas, jogo de bielas, bloco, cabeçote e bomba
de óleo.
A entidade estima que o valor do reparo do motor de um
caminhão equivale a 20% do preço de um novo, mas orienta que o serviço
seja feito em uma das oficinas credenciadas, que, além de contarem com
ferramentas adequadas para a reparação do motor, seguem a norma da ABNT
NBR 13032, que norteia o diagnóstico através de procedimentos para
identificar o que deve ser reparado.
“Por meio de um processo de desmontagem do motor e limpeza química, o
profissional consegue diagnosticar quais são os componentes que podem
ser reaproveitados sem interferência de usinagem”, comentou o presidente
da entidade.
Entretanto, algumas peças serão obrigatoriamente
substituídas, como pistões, aneis e bronzinas, enquanto molas de
válvulas poderão ser reaproveitadas. Já a guia, sede de válvula, camisa
de cilindro, biela e virabrequim, terão que ser usinadas.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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