segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Manutenção preventiva barateia retífica do motor, segundo Conarem


De acordo com José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), a manutenção preventiva e cuidados simples com o veículo podem, além de aumentar a durabilidade do motor, trazer economia ao consumidor se houver necessidade de uma retífica. 

“Quando o motorista faz a manutenção adequadamente, seleciona o combustível e utiliza bom lubrificante e filtros, acaba gerando maior durabilidade ao motor do veículo”, afirma Laguna.

Laguna ainda ressalta que o custo é variável, mas que retificar o motor é mais econômico do que comprar um remanufaturado ou novo, porque em certas ocasiões é possível aproveitar componentes de maior valor do motor, como comando de válvulas, jogo de bielas, bloco, cabeçote e bomba de óleo. 

A entidade estima que o valor do reparo do motor de um caminhão equivale a 20% do preço de um novo, mas orienta que o serviço seja feito em uma das oficinas credenciadas, que, além de contarem com ferramentas adequadas para a reparação do motor, seguem a norma da ABNT NBR 13032, que norteia o diagnóstico através de procedimentos para identificar o que deve ser reparado.
 
“Por meio de um processo de desmontagem do motor e limpeza química, o profissional consegue diagnosticar quais são os componentes que podem ser reaproveitados sem interferência de usinagem”, comentou o presidente da entidade. 
 
Entretanto, algumas peças serão obrigatoriamente substituídas, como pistões, aneis e bronzinas, enquanto molas de válvulas poderão ser reaproveitadas. Já a guia, sede de válvula, camisa de cilindro, biela e virabrequim, terão que ser usinadas.
 
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

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