A briga que prometia se acirrar, esquentou de vez. Segundo o boletim das vendas de janeiro do mercado brasileiro de veículos, a General Motors é a nova líder de vendas de automóveis e comerciais leves, à frente de Fiat (2ª) e Volkswagen (3ª). E a Nissan enfim deu o ar da graça (e o fez com propriedade, diga-se): foi a sexta colocada no primeiro mês do ano, à frente de Toyota (7ª), Hyundai (8ª), Honda (9ª) e Citroën (10ª).
O resultado sólido da GM teve como protagonistas os novos sedãs Chevrolet Cobalt e Cruze – em especial o modelo compacto. Em seu segundo mês de vendas, o Cobalt somou impressionantes 5.906 unidades, total que lhe garantiu o 10º lugar no ranking dos mais vendidos. Para se ter uma ideia, entre os sedãs compactos o Cobalt só perdeu para o veterano Chevrolet Classic (9.633 unidades) e para o VW Voyage (6.404 unidades).
O resultado sólido da GM teve como protagonistas os novos sedãs Chevrolet Cobalt e Cruze – em especial o modelo compacto. Em seu segundo mês de vendas, o Cobalt somou impressionantes 5.906 unidades, total que lhe garantiu o 10º lugar no ranking dos mais vendidos. Para se ter uma ideia, entre os sedãs compactos o Cobalt só perdeu para o veterano Chevrolet Classic (9.633 unidades) e para o VW Voyage (6.404 unidades).
Quem não embalou no segmento foi o (também novato) Nissan Versa. Contudo, embora não esteja vendendo como o Cobalt,
o sedã mexicano começou 2012 muito bem, com um volume interessante de
1.581 emplacamentos – e a disputa promete engrossar com a reestilização
do Voyage e a nova geração do Fiat Siena. De qualquer forma, a Nissan vive um momento especial. Aliás, o melhor em toda sua trajetória no Brasil.
E o principal responsável por essa ascensão da marca japonesa (agora 6ª colocada) é o hatch compacto March, lançado em outubro de 2011. O modelo importado do México ainda não vende como um popular, mas somou 2.555 unidades em janeiro, superando, por exemplo, Renault Clio (2.538 unidades) e Peugeot 207 (2.333 unidades). O “calcanhar de aquiles” da Nissan é a dependência dos mexicanos, que pode micar.
E o principal responsável por essa ascensão da marca japonesa (agora 6ª colocada) é o hatch compacto March, lançado em outubro de 2011. O modelo importado do México ainda não vende como um popular, mas somou 2.555 unidades em janeiro, superando, por exemplo, Renault Clio (2.538 unidades) e Peugeot 207 (2.333 unidades). O “calcanhar de aquiles” da Nissan é a dependência dos mexicanos, que pode micar.
No segmento de médios, o destaque é o Chevrolet Cruze. O modelo totalizou 2.662 vendas e parece ter se consolidado na vice-liderança, atrás apenas de Toyota Corolla (3.626 unidades, 1º) e à frente do Volkswagen Jetta (2.094 unidades, 3º). Só que a nova geração do Honda Civic,
que chegou às lojas no meio do mês, já dá sinais de que vai causar
estragos na concorrência: foram 1.374 unidades em cerca de duas semanas.
Entre os utilitários esportivos, o destaque segue com o Renault Duster, que emplacou 2.031 unidades em janeiro e só não permaneceu à frente do rival EcoSport (2.163 unidades) porque a Ford fez promoção nas últimas semanas – para preparar o terreno para a estreia da nova geração. Já nas importadoras, o aumento do IPI começa a influenciar. Hyundai e Kia Motors e as chinesas (Chery, JAC Motors...) estão estáveis.
Entre os utilitários esportivos, o destaque segue com o Renault Duster, que emplacou 2.031 unidades em janeiro e só não permaneceu à frente do rival EcoSport (2.163 unidades) porque a Ford fez promoção nas últimas semanas – para preparar o terreno para a estreia da nova geração. Já nas importadoras, o aumento do IPI começa a influenciar. Hyundai e Kia Motors e as chinesas (Chery, JAC Motors...) estão estáveis.
Para o mercado de modo geral, janeiro foi um mês positivo na comparação com janeiro de 2011. Segundo o balanço da Fenabrave
(Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o avanço
nas vendas foi de 9,8%, com 252.697 unidades contra as 230.129 unidades
emplacadas em janeiro do ano passado. A previsão da Fenabrave é de que sejam comercializadas 3,575 milhões de veículos novos no país até dezembro.
Confira abaixo o “top dez” das montadoras e dos modelos em janeiro:
1) General Motors – 52.850 unidades
2) Fiat – 51.902 unidades
3) Volkswagen – 51.058 unidades
4) Ford – 22.204 unidades
5) Renault – 16.616 unidades
6) Nissan – 8.387 unidades
7) Toyota – 7.719 unidades
8) Hyundai – 7.635 unidades
9) Honda – 6.067 unidades
10) Citroën – 5.873 unidades
1) Volkswagen Gol (G4/G5) – 19.050 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 17.718 unidades
3) Chevrolet Celta – 12.857 unidades
4) Fiat Palio – 11.398 unidades
5) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 9.633 unidades
6) Volkswagen Fox/CrossFox – 9.544 unidades
7) Ford Fiesta – 6.881 unidades
8) Fiat Strada – 6.828 unidades
9) Volkswagen Voyage – 6.404 unidades
10) Chevrolet Cobalt – 5.906 unidades
*Os números de vendas consideram apenas automóveis e comerciais leves.
Confira abaixo o “top dez” das montadoras e dos modelos em janeiro:
1) General Motors – 52.850 unidades
2) Fiat – 51.902 unidades
3) Volkswagen – 51.058 unidades
4) Ford – 22.204 unidades
5) Renault – 16.616 unidades
6) Nissan – 8.387 unidades
7) Toyota – 7.719 unidades
8) Hyundai – 7.635 unidades
9) Honda – 6.067 unidades
10) Citroën – 5.873 unidades
1) Volkswagen Gol (G4/G5) – 19.050 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 17.718 unidades
3) Chevrolet Celta – 12.857 unidades
4) Fiat Palio – 11.398 unidades
5) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 9.633 unidades
6) Volkswagen Fox/CrossFox – 9.544 unidades
7) Ford Fiesta – 6.881 unidades
8) Fiat Strada – 6.828 unidades
9) Volkswagen Voyage – 6.404 unidades
10) Chevrolet Cobalt – 5.906 unidades
*Os números de vendas consideram apenas automóveis e comerciais leves.
por Diogo de Oliveira (Auto Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário