domingo, 12 de fevereiro de 2012

Importados vendem 40% menos em janeiro

Vendas de carros nacionais caíram 40% e representaram menos de 5% do total no primeiro mês de 2012

Abeiva relaciona a queda ao anúncio de mudanças no IPI e prevê recuperação

As vendas de carros importados representaram menos de 5% do total do mercado interno no último mês de janeiro. As informações fazem parte do mais recente balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, a Abeiva. No primeiro mês do ano, foram emplacados 11.367 veículos importados, enquanto dezembro de 2011 registrou 19.151 emplacamentos. Esses números representam uma queda de 40,6%.

A boa situação da economia se refletiu, no entanto, no aumento de vendas na comparação de janeiro de 2012 com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 9.727 emplacamentos – um aumento de quase 17%.

A mesma tendência de queda com relação ao mês anterior e aumento com relação ao mesmo período do ano passado foi notada nos modelos nacionais. Segundo a Abeiva, houve uma queda de 23,2% na comparação dez/11-jan/12 e um aumento de quase 10% na comparação jan/11-jan/12.

José Luiz Gandini, presidente da Abeiva, avalia que os consumidores e montadoras estão se adaptando às novas regras do IPI, o que deve equilibrar o mercado novamente em breve. Segundo ele, “Várias dúvidas do consumidor comprometeram a venda de veículos importados, fato que deve se normalizar em março ou abril, quando todos os players já tiverem seus preços equalizados”.

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário