O calor é o maior inimigo do câmbio automático. Quem afirma é a APTTA
Brasil (Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão
Automática), observando que o verão é uma época crítica para o
aparecimento de problemas em veículos com esse tipo de transmissão,
principalmente devido a superaquecimento.
Para o mecânico identificar esse tipo de problema, a associação
aponta que basta analisar o fluido, que, na situação ideal, deve estar
parecendo com o lubrificante novo, translúcido e mantendo a cor,
geralmente vermelha ou amarela. Caso esteja marrom, é sinal de que foi
degradado pelo calor extremo; e se chegar próximo ao preto, indica a
presença de pó das embreagens queimadas. O radiador também pode
contaminar o sistema, o que pode ser diagnosticado caso o óleo esteja
opaco.
“Um teste de durabilidade feito nos Estados Unidos anos atrás
comprovou como o controle da temperatura é fundamental para os
automáticos. Quando mantiveram o sistema a 80°C, o fluido conservou suas
propriedades após mais de 80.000 km. Ao ser ensaiado a 150°C, o
lubrificante perdeu suas qualidades antes de atingir os 7.000 km,
gerando desgastes prematuros em diversos componentes internos”, destaca
Carlos Napoletano Neto, diretor técnico da APTTA Brasil.
A entidade ressalta, no entanto, que é possível manter os problemas
sob controle caso alguns cuidados sejam tomados, tanto pelo dono quanto
pelo mecânico. Entre eles, manter o veículo revisado, com atenção
especial ao sistema de arrefecimento. Em muitos automóveis, além do
motor, o sistema também é responsável por refrigerar o câmbio
automático, por isso, líquidos, fluidos e lubrificantes também precisam
ser checados e trocados com regularidade.
Outro fator que influencia a degradação do câmbio é o uso severo do
veículo. Por isso, é essencial evitar as arrancadas fortes e o excesso
de carga, situações que geram muito atrito e calor, desgastando a
transmissão. Para evitar o desgaste, além dessas medidas, o mecânico
deve orientar seu cliente sempre a aliviar um pouco o pedal do
acelerador momentos antes de cada mudança, de forma a facilitar o engate
automático e poupar os componentes internos.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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