sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Governo vai flexibilizar IPI em março

Subcompacto QQ é um dos candidatos à ganhar produção nacional na fábrica brasileira da chinesa Chery

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Mauro Borges Lemos, declarou a jornalistas estrangeiros que o governo brasileiro deve “flexibilizar” o IPI para veículos importados a partir de março. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, montadoras que já anunciaram projetos para construção de fábricas no país ficarão isentas do recente aumento de 30 pontos percentuais da alíquota.

“O IPI foi usado como freio de emergência, agora vamos reduzi-lo. É um incentivo para acelerar os investimentos”, declarou Lemos. A reportagem da Bloomberg citou a chinesa JAC Motors e a alemã BMW como duas das empresas que serão contempladas com a “flexibilização” do Imposto sobre Produtos Industrializados. No fim de 2011, a JAC anunciou projeto de fábrica na Bahia, e a BMW confirmou seu plano sem definir o local. 

O novo IPI foi validado na metade de dezembro, após ter sido suspenso pelo Superior Tribunal Federal dias após o anúncio do “Plano Brasil Maior”, em meados de setembro. A medida visou conter a invasão de veículos importados, cujo volume não parava de crescer, e fomentar a indústria nacional – já que a maioria das montadoras instaladas no país só produz carros envelhecidos, enquanto os estrangeiros estão mais sofisticados.

“Estamos abaixo do nível tecnológico mundial e queremos uma modernização”, confirmou Lemos. Além de BMW e JAC Motors, outras montadoras, como a chinesa Chery, também já confirmaram a intenção de erguer uma unidade fabril no país. Além de ter a fábrica local, o governo da presidente Dilma Rousseff também exigirá um percentual mínimo de 65% de conteúdo nacional em todos os veículos produzidos no país.

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário