sábado, 28 de abril de 2012

Carros sustentáveis passam longe do Brasil


Sem incentivo, carros verdes ficam insustentáveis por aqui

Atualmente existem mais de 3 milhões de carros elétricos circulando no mundo, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Porém, apenas 72 unidades rodam no Brasil, contraste que fica ainda maior diante da exuberância da frota circulante nacional, estimada em 42 milhões de veículos.

A causa do curto-circuito está no fato de o país não oferecer qualquer incentivo para veículos sustentáveis. O anúncio de um plano de ação para veículos elétricos, em maio de 2010, foi cancelado sem explicação. Em setembro de 2011, o aumento de IPI para importados agravou mais a situação. "O governo deveria ter livrado os elétricos desse aumento", afirma Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho diretor da ABVE, que declara que a política protecionista não contribui para a fabricação de híbridos e elétricos por aqui.

"Sem incentivos, não há a menor chance de um carro elétrico ser produzido em fábricas brasileiras", diz Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan. Seu elétrico Leaf não será atraente para o bolso dos brasileiros.

A Toyota confirma a chegada do Prius até o fim do ano, mas diz que, com o reajuste, os volumes serão revistos. A Mercedes-Benz anunciou que continuará vendendo o S400 híbrido, mas ainda sem definição de preço, além de não ter planos para lançar outros modelos limpos por aqui.

por Redação (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário