sábado, 28 de abril de 2012

Consumidor brasileiro melhora avaliação do mercado automotivo


O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) foi criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para avaliar o grau de contentamento dos brasileiros com produtos e serviços de diferentes segmentos. Para a medição, os dados são coletados exclusivamente nas redes sociais.

Depois de ter atingido, em dezembro, o menor nível em nove edições da pesquisa (51,8% de contentamento), o índice de contentamento do consumidor com a indústria automotiva voltou a crescer. De acordo com o último levantamento, 55,5% dos consumidores de Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford estão satisfeitos com os carros.

Além do setor automotivo, o medidor da ESPM avalia mensalmente as impressões de consumidores em relação a 60 empresas de 15 setores – como alimentos, autoindústria, bancos, eletroeletrônicos e farmacêutico. Apesar da elevação da satisfação, o índice do setor automotivo ficou abaixo da média geral, que foi de 57,7%.

Os 55,5% de clientes satisfeitos deixaram a autoindústria no oitavo lugar do ranking, atrás do setor de alimentos e supermercados, entre outros. A subida também não foi suficiente para recuperar o nível alcançado em novembro, quando 60,9% dos consumidores se diziam satisfeitos com o setor. 

por Alyne Bittencourt (MotorDream)

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