sexta-feira, 20 de abril de 2012

Volvo celebra 85 anos do primeiro modelo de produção em massa

1927 e 2012: Volvo recria momento em que primeiro modelo de produção em larga escala sai da fábrica

Marca recriou cena de 1927 para comemorar a data

O último sábado foi um dia histórico. O mundo recordou o aniversário do naufrágio do Titanic e o Santos Futebol Clube celebrou seu centenário. Para a Volvo, o 14 de abril também teve um gosto especial. Ela rememorou o ano de 1927, quando seu primeiro modelo de produção em massa, o ÖV4, cruzou os portões da fábrica de Lundby, em Gotemburgo.

Para comemorar os 85 anos do feito, a Volvo recriou o longínquo momento. Ao volante do ÖV4 estavam Stefan Jacoby, atual presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, presidente e CEO do Grupo Volvo. Eles conduziam o carro para fora da linha da linha de montagem, como fez nos anos 20 o então gerente de vendas, Hilmer Johansson.

A ação festejou, ainda, a evolução da marca ao longo dos tempos. No primeiro ano de produção, a Volvo vendeu modestas 300 unidades. No ano seguinte, o cenário mudou com o ingresso no mercado de caminhões e ônibus, que ajudaram a alavancar, especialmente, as exportações - elas respondiam por 95% dos negócios. Hoje, as duas divisões vendem cerca de 500 mil veículos todos os anos.

Vale esclarecer que o Grupo Volvo é responsável pela fabricação de caminhões sob as bandeiras Volvo, Renault, Mack e UD, além de ônibus, equipamentos de construção, componentes para motores de aeronaves e sistemas de acionamento para aplicações marítimas e industriais. Enquanto a Volvo Car responde pela produção de automóveis premium - vendeu cerca de 450 mil modelos em 2011.

No Brasil, o próximo lançamento da marca é a station wagon V60, prevista para este ano. A expectativa é de que o hatch V40 chegue em 2013.

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário