sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mercado indiano ultrapassa Brasil e Alemanha

Nissan foi a montadora que registrou o maior crescimento; Kia e Toyota completam a lista

Japão registrou o maior aumento nas vendas em fevereiro, mas China manteve-se como líder

O mercado automobilístico da Índia cresceu em fevereiro e ultrapassou Alemanha e Brasil, que sofreram queda no período. Por outro lado, a China é o maior mercado mundial e o Japão registrou o maior crescimento. Itália (-20,3%) e França (-17,8%) representam as principais quedas no setor.

Segundo dados divulgados pela JATO Dynamics do Brasil, a China consagrou-se como principal mercado automotivo durante o mês de fevereiro, com crescimento de 23,9% quando comparado a 2011. Os Estados Unidos registraram aumento de 15,7% nas vendas e ficaram em segundo no ranking, seguidos do Japão (aumento de 29,6%). Os dados chineses contabilizam apenas veículos de passeio, enquanto os outros países incluem carros e comerciais leves.

As quedas sofridas por Brasil (-8,9%) e Alemanha (-0,3%) contribuíram para que o notável crescimento da Índia (12,9%) colocasse o país emergente na quarta colocação do ranking. Apesar do fraco desempenho no mês de fevereiro, o Brasil acumula 22.742 veículos no ano, desempenho melhor do que o registrado pelos alemães.

O principal problema no desempenho do setor no Brasil não está relacionado à produção de carros, mas à inadimplência dos compradores. Segundo João Carlos Rodrigues, presidente da JATO Dynamics do Brasil, “diversos fatores remetem ao fato de que o mercado automotivo brasileiro passa por uma estagnação, dentre eles destacamos o crescimento da inadimplência, como consequência restrição ao crédito aliado ao conturbado aumento do IPI de 2011 para os importados”.

Montadoras

No último ano, a Nissan foi a montadora que registrou maior crescimento (25%), seguida de perto por Kia (24,2%) e Toyota (23,3%), que, apesar de não ter alcançado o melhor desempenho, retomou a liderança em vendas. A lista de crescimento segue com Hyundai (15,2%), Volkswagen (14,5%), Honda (14%), Chevrolet (10%) e Ford (4,2%). As montadoras que registraram resultados negativos foram Renault (-13,7%) e Fiat (-11,7%).

Desempenho por país

Posição País Crescimento
China 23,9%
Estados Unidos 15,7%
Japão 29,6%
Índia 12,9%
Alemanha -0,3%
Brasil -8,9%
Rússia 24,5%
França -17,8%
Itália -20,3%
10ª Coréia do Sul 7,8%

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário