segunda-feira, 9 de abril de 2012

Posso trocar o estepe por pneu runflat ou um reparador?


Não adiantaria equipar seu veículo com pneus runflat ou ainda com dispositivos que vedem e encham novamente. Conforme explica o capitão Paulo Oliveira, chefe do Setor Operacional do CPTran, seria uma infração do Art. 230 IX do Código de Trânsito Brasileiro (Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório).

A Resolução CONTRAN 14/98 realmente diz que não são exigidos pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda nos veículos equipados com pneus capazes de trafegar sem ar, ou aqueles equipados com dispositivo automático de enchimento emergencial, mas o capitão lembra que a Resolução CONTRAN 259/07 a complementou com importantes exigências.

Com a alteração, o texto ficou bem diferente. “Para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total – PBT de até 3,5 toneladas, a dispensa poderá ser reconhecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, por ocasião do requerimento do código específico de marca/modelo/versão, pelo fabricante ou importador, quando comprovada que tal característica é inerente ao projeto do veículo e desde que este seja dotado de alternativas para o uso do pneu e aro sobressalentes, macaco e chave de roda”. Como sabemos, esse não é o caso do Fiat Doblò.

“Ao instalar o Kit GNV no local destinado à acomodação do pneu e aro sobressalente, macaco e chave de roda, o leitor deverá providenciar outro local para o transporte desses equipamentos no veículo”, diz Oliveira. 

por Igor Thomaz (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário