segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ford realiza pesquisa sobre mensagens ao volante


61% dos motoristas admitem trocar mensagens enquanto dirigem; nova tecnologia promete diminuir riscos

Uma pesquisa realizada pela Ford na Europa apontou que grande parte dos motoristas confere suas mensagens no celular enquanto dirige, apesar de quase todos considerarem o hábito perigoso. O levantamento foi desenvolvido para auxiliar no lançamento de um sistema de leitura e resposta de mensagens que deve estar presente nos próximos modelos da marca.

Os pesquisadores ouviram 5.500 motoristas na Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Rússia. Desses, 48% admitiram ler mensagens no celular ao mesmo tempo em que dirigem. O que chama ainda mais atenção é o fato de que 95% dos entrevistados tem consciência de que esse hábito diminui a segurança dos passageiros.

Dentre os países analisados, a Itália foi o que apresentou o maior índice de motoristas que confirmaram correr esse risco: 61%. Os russos ficaram na segunda colocação, com 55%; a França e a Alemanha vieram em seguida, com 49% cada; a Espanha registrou 40% e a Grã-Bretanha teve o menor índice, 33% dos motoristas entrevistados.

O sistema SYNC já está presente no Brasil em modelos como Fusion, Edge e New Fiesta, mas será atualizado em breve. A novidade permitirá que, utilizando o sistema de Bluetooth de smartphones compatíveis, o motorista escolha uma resposta predeterminada sem ter que tirar as mãos do volante. Os próximos modelos B-MAX, Focus e Kuda já devem ter a nova tecnologia. 

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário